Tenda dos Petiscos

Home
Tenda das Últimas
Tenda dos Eventos
Tenda dos Nivers
Tenda das Ideiotas
Tenda das Piadas
Tenda dos Petiscos
Tenda das Reflexões
Tenda dos Milagres
Tenda das Músicas
Tenda das Noticias
Tenda dos Blogs

PALACE A TENDA

O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo. Isso significa que ele não sabe se a deficiência energética é porque desejamos um corpo mais bonito ou para ficarmos mais saudáveis. Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Nada mais natural do que comermos mais para nos prepararmos para a próxima restrição. Pois bem, é isso que o nosso organismo faz. Se você alterna momentos de alta restrição com abundância de alimentos e, conseqüentemente de calorias, o corpo estocará o pouco que ele receberá para se preparar para a próxima deficiência, dificultando o emagrecimento.

O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você. Isso não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção. Então, esqueça o "tudo ou nada". Afinal, saúde está diretamente relacionada com a alimentação adequada.

Mas como nós sabemos que o sabor faz parte do nosso dia a dia prove nossas receitas.

gifoutubro.gif

barra26.gif

alent_migas-alentej.jpg

Migas à Alentejana


Ingredientes:
Para 4 a 6 pessoas

500 g de entrecosto ;

250 g de lombo ou de costelas de porco (sem osso) ;

150 g de toucinho salgado ;

800 g de pão de trigo caseiro (duro) ;

3 dentes de alho ;

3 colheres de sopa de massa de pimentão ;

sal

Confecção:

Corta-se o entrecosto e a carne em pedaços regulares e barram-se bem com os alhos pisados e a massa de pimentão. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro.
Corta-se o toucinho em bocadinhos. Numa tigela de fogo (tigela de barro vidrado muito estreita na base e larga em cima) levam-se a fritar as carnes e o toucinho juntando uma pinguinha de água (para não deixar queimar). Retiram-se as carnes à medida que forem alourando.
A gordura (pingo) resultante da fritura das carnes é passada por um passador.
Tem-se o pão cortado em fatias. Deita-se o pão na tigela, rega-se com um pouco de água a ferver e bate-se imediatamente com uma colher de pau, esmagando-o. Tempera-se com o pingo necessário, batendo as migas. Estas devem ficar bem temperadas mas não encharcadas de gordura.
Sacode-se a tigela, sobre o lume, enrolando as migas numa omeleta grossa.
A esta operação dá-se o nome de enrolar as migas.
Quando as migas estiverem envolvidas numa crosta dourada e fina, colocam-se na travessa, untam-se com pingo e enfeitam-se com as carnes.

barra26.gif

est_pataniscas-bac.jpg

PATANISCAS DE BACALHAU


Ingredientes:
Para 4 pessoas

1 posta de bacalhau ;

1 colher de sopa de azeite ;

1 cebola pequena ;

1 chávena de farinha ;

1 ovo ;

leite ;

limão ;

salsa ;

sal ;

pimenta ;

óleo para fritar

Confecção:

Põe-se o bacalhau de molho de um dia para o outro. Tira-se-lhe a pele e as espinhas e faz-se em lascas ou corta-se em filetes pequenos. Põem-se as lascas ou os filetes a marinar durante 2 horas num pouco de leite e limão.
À parte, prepara-se um polme espesso com a farinha, o ovo inteiro, sal e pimenta, a cebola e salsa picadas, o azeite e água necessária.
Se o bacalhau tiver sido feito em lascas, deitam-se estas no polme e fritam-se em óleo bem quente colheradas do conjunto preparado. Tratando-se de filetes, cada filete será passado pelo polme e frito depois.
Depois de fritos e de bem escorridos sobre papel absorvente, polvilham-se as pataniscas com sal fino.
Acompanham-se geralmente com salada de feijão frade.

barra26.gif

TARTE DE REQUEIJÃO

Ingredientes:

2 requeijões

250 gr de Açúcar

1 Pitadita de Sal

2 Colheres de Sopa de manteiga

4 Colheres de Farinha

5 Ovos

 

Confecção:

Bate-se os ovos inteiros com o açúcar, a manteiga e o sal.
De seguida junta-se a farinha aos poucos até acabar. Por fim junta-se os requeijões e bate-se até ficar uma massa fofa. Mete-se numa tarteira e leva-se ao forno e cerca de 45m depois esta pronta a comer.

 

barra26.gif

f-azevias-p.jpg

AZEVIAS

 


Ingredientes:

Para a massa:

500 g de farinha ;

3 a 4 colheres de gordura (mistura de banha e de manteiga ou margarina) ;

1 cálice de aguardente ;

sal

Para o recheio de grão:

1 kg de grão ;

750 g de açúcar ;

2 limões ;

1 colher de sobremesa de canela em pó ;

3 gemas

Confecção:

Coze-se o grão com uma pitada de sal, pela-se e passa-se por uma peneira fina.
Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver durante 1 ou 2 minutos. Junta-se o puré de grão, a canela e a raspa da casca dos limões. Deixa-se ferver o preparado, mexendo até se ver o fundo do tacho. Retira-se juntam-se as gemas e leva-se o preparado novamente ao lume para coser as gemas. Deixa-se ficar assim de um dia para o outro.
Peneira-se a farinha para uma tigela e faz-se uma cova no meio onde se deitam as gorduras quentes. Mistura-se. Junta-se a aguardente e depois vai-se amassando juntando pinguinhos de água morna temperada com sal. Sova-se bem a massa e deixa-se repousar em ambiente temperado.
Estende-se a massa com o rolo, muito fina, e recheia-se com um pouco do doce preparado. Cortam-se as azevias em meia lua (como os rissóis), ou em triângulo ou em rectângulo (como os pasteis de carne) e fritam-se em azeite ou óleo bem quentes. Polvilham-se com açúcar ou açúcar e canela.

 

Variantes:

Azevias de Batata.

Substitui-se o grão por igual porção de batata cozida e reduzida a puré. Pode utilizar-se batata comum, mas a batata doce é a mais vulgarmente utilizada.

Azevias de amêndoa

Fazem-se como as azevias de grão, nas seguintes proporções:

750 g de puré de grão preparado como se disse ;

750 g de açúcar ;

250 g de amêndoas peladas e raladas ;

raspa da casca de 2 limões ;

1 colher de chá de canela e 7 gemas 

Em qualquer das receitas transcritas a raspa da casca de limão pode ser substituída por igual porção de raspa de casca de laranja.

barra26.gif

picanha.jpg

PICANHA COM MUSSARELA          

Ingredientes

• 01 Peça de Picanha (com aproximadamente 1,3 Kg)
• 200 Gr. Mussarela (pedaço inteiro)
• Sal grosso

 

Preparo

 

Cortar a mussarela em fatias com cerca de 1 cm. de largura e em todo o comprimento do pedaço.

Com uma faca comprida e fina, perfurar a picanha,no sentido do comprimento, inserindo a mussarela em toda sua extensão. Fechar com barbante ou palitos o corte. Passar o sal grosso na peça, retirando o excesso.

Enrolar a picanha em papel alumínio e colocá-la em uma assadeira.
Em forno pré aquecido, assá-la por cerca de 30 minutos. Após, abrir a parte de cima do papel e deixá-la dourar .Se necessário, salpicar uma colherinha de açúcar sobre a carne para dourá-la mais rapidamente.

 

barra26.gif

PETISCOS ANTIGOS...